tensão arterial alta

Tensão arterial alta

Tensão arterial alta: como baixar

Acha que a tensão arterial alta é um sintoma ou uma doença? Afinal acha que pressão alta ou tensão alta é algo bom ou mau?

Segundo a Dra. Ângela Xavier, pós-graduada em nutrição e terapeuta naturalista, tem aumentado muito o número de pessoas com hipertensão ou a queixarem-se de tensão alta.

Antigamente a pressão arterial alta era uma situação que acontecia com as pessoas mais idosas.

Contudo a tensão arterial alta tem afectado cada vez mais a população jovem e até crianças, o que é muito preocupante.

O que é a pressão arterial?

Assim a pressão arterial acontece em dois momentos.

Ela acontece no momento em que o coração se contrai (sístole) mandando o sangue para a aorta e assim distribuindo o sangue para todas as partes do corpo. Esse é o momento da pressão máxima (sistólica).

Temos depois o momento da pressão mínima (diastólica) em que o sangue retorna ao coração e este de dilata (diástole).

Situações em que pressão arterial altera

No caso de obesidade o organismo tem de produzir novos vasos sanguíneos para irrigar a massa corporal adicional. Portanto em caso de obesidade o coração vai ter de se esforçar mais para irrigar uma rede de vasos sanguíneos maior. Logo vai ter de aumentar a pressão arterial.

Para que chegue oxigénio e nutrientes a todo o corpo no caso de obesidade a tensão arterial vai obrigatoriamente aumentar.

Outra situação é a aterosclerose que é a acumulação de gordura no interior dos vasos sanguíneos. Uma pessoa magra pode sofrer de aterosclerose se não tiver uma dieta conveniente.

Com a acumulação de gordura no interior das artérias o seu calibre interior vai diminuir. Logo o coração vai ter de fazer um esforço maior e aumentar a pressão arterial.

Situações de malformação do coração e das suas válvulas também podem causar problemas de tensão arterial.

O stress é outra situação em que a adrenalina fica constantemente na corrente sanguínea e provoca aumento da tensão arterial.

A pressão arterial também sobe em momentos de emergência. Situações de perigo, notícias tristes, desgostos e emoções podem aumentar a pressão arterial.

Os perigos da tensão arterial alta

Então qual pensa que será a solução? Tomar um medicamento para baixar a pressão arterial ou tentar descobrir a causa da tensão alta?

O obeso deverá tomar um medicamento que talvez lhe baixe a tensão arterial ou fazer os possíveis para perder peso?

No caso da aterosclerose o medicamento também seria a solução? Não. Será necessário procurar uma solução para resolver o que provoca a aterosclerose.

Para tudo existe uma causa e será necessário ir atrás da causa se queremos resolver o problema. Podem haver doenças em que não dê para ficar livre de um medicamento com efeitos secundários.

Se não quer procurar a causa de imediato talvez considere optar por produtos naturais que ajudem a controlar a tensão arterial.

Mas para estas situações mencionadas que são as causas mais comuns, a solução é eliminar a causa. Uma desintoxicação do organismo pode normalizar a sua tensão arterial.

A Fundação Portuguesa de Cardiologia alerta para os perigos da tensão alta no seu site.

A causa da tensão arterial alta

Deve começar por conversar com o seu médico para perceber se ele está empenhado em ajudá-lo a descobrir a causa da tensão alta.

No caso de obesidade já sabe que tem de enveredar por um processo de emagrecimento e desintoxicação.

Se tem aterosclerose ou não sabe se tem, o melhor será começar por fazer análises para avaliar os seus níveis de colesterol: triglicéridos, LDL e HDL.

Empenhe-se em perceber porque motivo o seu fígado está a enviar essa gordura para as suas veias e porque o HDL não está a conseguir eliminá-la para o intestino.

Se alterar os hábitos alimentares aderindo a uma dieta alcalina vai conseguir eliminar essa gordura e voltar a ter uma tensão arterial normal. Eliminando a causa tudo vai normalizar.

Se já está a tomar um medicamento para a tensão alta receitado pelo seu médico, não pense em deixar de o tomar de imediato.

Certamente primeiro quererá descobrir a causa da sua tensão arterial alta. Depois poderá deixar de o tomar com a ajuda do seu médico cardiologista, o especialista apropriado para esta questão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *