naturopata

Naturopata dez mandamentos

O naturopata tem dez mandamentos a cumprir

Autor: professor Oriol Ávila (naturopata)

1 – A saúde é o estado de funcionamento normal do corpo humano, em todas as sua funções e aos níveis físico, mental e psíquico. A missão do naturopata é ajudar a conservar e a restaurar esta normalidade funcional quando esta sofra alterações.

2 – A saúde deteriora-se e perde-se devido à transgressão das leis da natureza, pelo que o naturopata deverá conhecer, praticar e divulgar tais leis.

3 – É a natureza que cura. O profissional de naturopatia ou medicina natural só ajuda a encontrar as formas que facilitam a natureza no restabelecimento da função normal do organismo.

4 – O naturopata deve estar familiarizado com o corpo humano e evitar neste a realização de todos os tipos de ensaios ou testes.

5 – Não há doenças, mas sim doentes. O naturopata não combate as doenças, ajuda sim cada doente específico a encontrar o caminho para a recuperação da função normal do organismo.

6 – A febre, a dor, a perda de apetite e a abulia são sintomas de uma irregularidade funcional. Mais do que aliviar ou combater o sintoma, o profissional de naturopatia deve investigar as transgressões e os erros cometidos, propor a sua correcção e o regresso a uma vida saudável e natural.

7 – Deixe o alimento ser a medicina e a medicina ser o alimento”. O naturopata deve conhecer as propriedades e as indicações de todos os alimentos oferecidos pela natureza e estabelecer as dietas personalizadas para cada caso em particular.

8 – A recuperação da função normal do corpo humano requer a remoção de todas as substância tóxicas existentes no mesmo, excluindo as que actuem produzindo febre ou dor. O naturopata aplicará, com precaução e com conheciemnto de causa, os diferentes procedimentos que a natureza oferece para esse fim (fitoterapia, hidroterapia, aromaterapia, massagens, terapias com vitaminas e minerais, dietas baseadas em alimentos saudáveis e exercício).

9 – Existe no corpo humano uma força vital que actua na recuperação da saúde. É indispensável permitir que essa força vital actue sem entraves, evitando os erros que a possam limitar ou paralisar.

10 – Se se lavar uma vida saudável e natural não se perderá o dom da saúde. O naturopata deve dar o exemplo com o seu próprio estilo de vida, os seus ideias e as suas crenças.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *